Prefeitura realiza audiência pública para debater sobre o trânsito
Publicada em: 09/11/ 2017



Com o objetivo de municipalizar o trânsito na cidade, a prefeitura de Dianópolis, reuniu comunidade, representantes de instituições públicas e privadas, autoridades para debater sobre o plano de mobilidade urbana e a municipalização do trânsito.

A audiência aconteceu na sede da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Padre Gleibson Moreira, vice-prefeita, Francisca Ribeiro, diretor municipal de trânsito Leandro Cantuária, coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Dianópolis, Nicolas Alexander Bites Montezuma, Comandante da 2º Companhia Independente da Polícia Militar, Major Denyure de Menezes Cavalcante, Comandante da 2º  Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, Capitão Rafael Alves Cruvinel, e o Conselheiro do Detran/TO Marcílio Alves Parente.

O conselheiro falou sobre a importância de municipalizar o trânsito em Dianópolis e destacou as mudanças positivas que traria para o município. “Em todo Estado, temos apenas cinco municípios que municipalizaram seu trânsito e o resultado foi positivo. Dianópolis é um polo no Sudeste e já anseia por isso. Com a municipalização a prefeitura torna-se responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Com essa mudança, a prefeitura assume as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade”, explicou.

Com uma froa de mais de 6 mil veículos, a Polícia Militar é que ainda contribui com a fiscalização diária no trânsito. “Estamos sempre trabalhando com intensificação de fiscalização no trânsito, por entender a necessidade é também por conhecer que as questões de trânsito também implicam em crime. A gente parabeniza a iniciativa da gestão municipal em chamar a população para uma audiência, pois é a partir daqui que vamos poder nortear aquilo que é necessidade do município, para colocar em prática as ações. Estamos abertos para qualquer parceria que venha somar para contribuir para uma Dianópolis segura”, disse o Major.

O prefeito Padre Gleibson, falou sobre a preocupação quanto a sinalização e pontuou sobre o trabalho que será realizado no município. “Quando chamamos a população e as autoridades para debater um assunto tão importante como o trânsito de nossa cidade, é porque queremos fazer de forma participativa as mudanças necessárias que Dianópolis precisa para ser uma cidade com um trânsito seguro. É um momento de ouvir e planejar, para que a partir de agora, possamos juntos começar as modificações necessárias”, avaliou.

O diretor de trânsito do município apresentou um esboço com as possíveis propostas de alteração para o trânsito da cidade, pontuando um diagnóstico inicial, apresentando os problemas enfrentados no trânsito. “É uma oportunidade para a população ser ouvida e auxiliar na construção e resolução dessa problemática”, disse.

 

A população participou com perguntas e observações importantes que foram registradas para que o departamento de trânsito possa construir aquilo que atenda as necessidades da comunidade.

Nos próximos dias vai acontecer uma reunião interna, onde será construído um projeto que será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, para que seja transformado em uma Lei Municipal de Trânsito, onde a população será ouvida sobre as possíveis mudanças. 

Veja mais