UBS realiza exame Papanicolau em período noturno na campanha Outubro Rosa
Publicada em: 04/10/ 2017



A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tia Herculininha, do setor Bela Vista, iniciou um projeto experimental na noite de ontem, com agendamento noturno para mulheres da comunidade que queiram realizar exame ginecológico (Papanicolau).

A iniciativa, segundo a coordenadora da Unidade, enfermeira Eliane Morais, é para oportunizar atendimento para mulheres que devido atividades de trabalho durante o dia, não conseguem priorizar a realização do exame. “É uma dificuldade que enfrentamos, então decidimos criar esse horário na UBS para atender essas mulheres que acabam sendo prejudicadas de certa forma”, destacou.

A enfermeira informou ainda que o atendimento será experimental. “Como estamos no mês rosa, onde a Campanha é presente em todo o país, decidimos realizar essa atividade também no período noturno, e talvez poderemos dar continuidade em outros momentos”, destacou.

A vice-prefeita, Francisca Ribeiro, acompanhou a ação da equipe da UBS Tia Herculininha e falou sobre a importância do exame. “Esse é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de toda mulher sexualmente ativa. A equipe está de parabéns por ofertar essa oportunidade para a comunidade em um horário em que estas mulheres consigam descolocar para realizar o exame”, disse.

As mulheres que participaram do exame, além de terem um momento de confraternização com lanche, receberam brindes.

Veja mais