Naturatins abre propostas sobre Protocolo do Fogo com comunidade rural
Publicada em: 27/09/ 2017



Com a proposta de prevenção e redução dos focos de queimadas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reuniram com a comunidade da Pontinha, na Zona Rural de Dianópolis na manhã desta quarta-feira, com objetivo de firmar parceria com os moradores na elaboração de propostas para adesão ao Protocolo do Fogo.

Entre as propostas apresentadas, o historiador do Naturatins, Rodrigo Casado de Freitas, pontuou sobre a utilização e uso racional de queimadas, dentro do período permitido pelo órgão de fiscalização, com acompanhamento profissional.

Além disso, foram apresentadas outras propostas, como por exemplo, a construção de aceiros por parte dos produtores,  a união e colaboração de vizinhos de propriedades para execução de queimada com orientação, dentre outras ações. “Queremos despertar no produtor a responsabilidade dele quanto ao meio em que vive, para que ele não seja castigado com as consequências trazidas pela queimada realizada de forma irresponsável”, destacou.

A vice-prefeita, Francisca Ribeiro, o secretário de meio ambiente, Leonardo Taffner, junto com servidores da pasta, acompanharam a reunião e destacou a importância da parceria. “Sabemos da importância de construir estas parcerias. Vir até o homem do campo, que é quem sofre com essa situação do fogo, principalmente o pequeno produtor, demonstra além da preocupação, a vontade de estarmos perto e querer ajudar encontrar soluções para que juntos possamos trabalhar meios de combate e prevenção dos problemas e impactos trazidos com as queimadas”, avaliou a vice-prefeita.

O Protocolo do Fogo tem como objetivo firmar um acordo com as prefeituras, órgãos governamentais e não governamentais, além de comunidade rural, produtores, representantes da sociedade civil e escolas, com o compromisso de propor ações voluntárias que contribuam para a redução de queimadas.

Nesta quinta-feira, será assinado o termo de adesão do município de Dianópolis ao Protocolo do Fogo.

 

 

 

Veja mais