Protocolo do Fogo será implantado em Dianópolis
Publicada em: 26/09/ 2017



Com objetivo de trabalhar a prevenção para reduzir os focos de queimadas na região, o município de Dianópolis, deu início nesta manhã aos procedimentos para adesão e implantação ao Protocolo do Fogo, junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

De acordo com o historiador do Naturatins, Rodrigo Casado de Freitas, o Protocolo do Fogo, objetiva a assinatura de um acordo com as prefeituras, órgãos governamentais, não governamentais, além de comunidade rural, produtores, representantes da sociedade civil e escolas, no compromisso de propor ações de forma voluntária que contribuam para a redução de queimadas no seu município.

Essa época do ano, os focos de queimadas aumentam. O Tocantins, já se aproxima de 10 mil focos de incêndio e está entre os quatro estados com maior índice de queimadas do país. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que são registrados em média 15 novos focos de queimadas por hora no estado.

Na manhã desta terça-feira, o Naturatins reuniu com os secretários da administração municipal e servidores da secretaria municipal de meio ambiente. Ainda nesta terça-feira, será realizada reunião com o poder legislativo municipal. Amanhã, a equipe juntamente com o secretário municipal de meio ambiente, Leonardo Taffner, segue para a Zona Rural, onde vão reunir com produtores e comunidade para debaterem sobre as propostas que irão compor o plano do município.

Na quinta-feira, será assinado o termo de adesão do município ao Protocolo do Fogo.

 

 

Veja mais