Escola do Varjão tem noite cultural e Festa do Beiju
Publicada em: 25/09/ 2017



Professores, alunos e servidores da Escola Municipal do Varjão, localizada na Zona Rural do município, realizaram na última sexta-feira, a “Festa do Beiju”, um projeto de iniciativa da própria escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com objetivo de valorização e preservação da cultura rural.

A escola que atende cerca de 80 alunos, com educação infantil e ensino fundamental II, reuniu pais, alunos, professores e servidores na II edição do projeto que esse ano contou com a integração das escolas da Boa Sorte, Tucunzinho e participação da Escola Estadual Deoclides Muniz, do município de Almas.

O evento reuniu toda comunidade da região, que além de participar e prestigiar apresentou produtos artesanais confeccionados pelos moradores. Os alunos apresentaram danças típicas em conjunto com os moradores mais antigos da região, a exemplo da “dança do pilão”, apresentada por senhoras da comunidade com objetivo de envolver os alunos no aprendizado e manuseio do pilão na rotina diária da comunidade.

Outra apresentação que também envolveu pais e alunos foi a “dança da inchada” ferramenta utilizada para carpina e preparação do solo para plantio.

O prefeito Padre Gleibson Moreira, acompanhado de sua vice-prefeita, Francisca Ribeiro e da Secretária Municipal de Educação, Rone Lúcia Vogado, prestigiou o evento e falou da importância e da valorização da cultura local. “Fico feliz quando vejo iniciativas como esta com objetivo de valorizar aquilo que pode parecer comum, mas que se não for levado para as futuras gerações vai acabar desaparecendo da nossa cultura”, destacou o prefeito.

O evento contou também com a presença do pároco de Dianópolis, Padre Iraçon José Ferreira, que celebrou missa no local e professores da Semed. Alunos da Escola Varjão e das escolas visitantes apresentaram danças típicas, contos caipiras, modas de viola, poesia e outras apresentações.

 

 

Veja mais