Romaria da Sucupira reúne centenas de devotos
Publicada em: 08/08/ 2017



Localizada a 38 km da cidade, a Romaria da Sucupira reúne todos os anos centenas de devotos de Nossa Senhora do Rosário no primeiro final de semana de agosto para dirigirem os agradecimentos a Padroeira daquele pedacinho do Sertão dianopolino e na ocasião, renovarem as preces.

Sem habitantes fixos a ida para a romaria exige o remanejamento de estruturas básicas para o retiro, que dura em média quatro dias. Quando a data se aproxima, começa tudo de novo: a dúvida se vai ser muito frio, a limpeza do local, a instalação de energia elétrica, de água, a mobilização de equipes para organização geral, a ansiedade dos mastreiros, do rei e rainha do Rosário, do imperador e imperatriz do Divino, e o deslocamento. Há os que vão e acampam por quatro ou cinco dias e ainda os que vão e retornam no mesmo dia.

 

Para a prefeitura não é diferente. A Romaria tem crescido a cada ano e com isso ampliam-se as necessidades. A atual gestão tem trabalhado para valorização e incentivo da cultura local. Sempre atuando nas frentes de serviços por meio da Secretaria de Obras e Transportes junto com a Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura a Gestão tem empenhado no auxílio à realização das romarias do município.

Veja mais