Um ambiente transformador, com a construção de objetivos e a realização de sonhos! Essa é a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), polo de Dianópolis. Na tarde de ontem, acadêmicos e professores retomaram as atividades com aula inaugural, abrindo o 1° semestre de 2020.

A aula inaugural contou com a presença do prefeito, Padre Gleibson Moreira, a coordenadora nacional da UMA, Doutora Neila Osório, o Doutor Luiz Sinésio Neto, secretária municipal de educação, Rone Lucia Vogado, secretário de assistência social, Aldenor Rodrigues, mestrandos da UFT, Wesquisley Vidal e Lessa Bartolomeu.

A abertura do semestre contou com a participação especial da professora de música, Aline Dias, da Escola Musicarte, que conduziu um momento de confraternização entre acadêmicos e profissionais, antes da abertura das atividades acadêmicas.

A aula inaugural com tema “Educação e Saúde na Maturidade” – UMA – Proposta de promoção à autonomia e independência para idosos, foi ministrada pelos professores Dra. Neila Osório e Dr. Luiz Sinésio Neto. Outro ponto destacado na abertura das atividades foi a formatura da primeira turma da UMA de Dianópolis, que vai acontecer em novembro deste ano.

A UMA de Dianópolis atualmente com 72 idosos matriculados que têm aulas duas vezes na semana (terça-feira e quinta-feira), no período vespertino, em sala no Campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Dianópolis.

UMA

O Programa UMA/UFT tem como objetivo promover qualidade de vida no processo de envelhecimento humano. Atualmente é desenvolvido nos polos de Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional. A proposta pedagógica do programa visa a melhoria da qualidade de vida dos idosos, a partir de uma educação centrada nos eixos da cultura, saúde e lazer na maturidade.