Luz, Câmera, Ação! Hoje é dia de “Proerd”. Mais uma vez a Polícia Militar – Companhia Serra Geral de Dianópolis, realizou a formatura de estudantes do 5° ano do ensino fundamental da rede municipal e estadual de ensino que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

Em sua 14° Formatura, o Proerd de Dianópolis, entregou 499 certificados para estudantes na manhã desta quinta-feira, em solenidade realizada no auditório do Colégio João D’Abreu com participação de pais, alunos e professores.

A solenidade contou com a presença da coordenadora estadual do Proerd, Coronel Alaídes Machado, Comandante da Companhia Serra Geral, Major Aldo Nery, prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira, prefeito de Novo Jardim, Arlindo Cipolatto, diretora do Colégio João D’Abreu, Irmã Ana Lúcia Batista e mais autoridades.

A coordenação do Proerd em Dianópolis, composta pelos militares, Capitão Disney Abreu e Sargentos Valdileide e Nathalia, realizou concurso de redação com os alunos, que descreveram em textos a aprendizagem com o programa durante o semestre letivo.

Como premiação, militares, comunidade e parceiros conseguiram brindes para 16 estudantes que tiveram as redações avaliadas entre mais de 400 textos, por autoridades militares. “O Proerd atende as cidades da regional. Desde a sua implantação em nossa Unidade, em 2008 já entregamos certificados para mais de 12 mil alunos. O concurso de redação é também uma forma de incentivar essas crianças e adolescentes a fortalecer a metodologia e o objetivo do programa”, destacou o Capitão.

Em primeiro lugar, com melhor texto, a aluna do Colégio João D’Abreu, Ana Júlia Cardoso Ceciliano, que recebeu uma bicicleta em reconhecimento pela produção que exalta o trabalho do Proerd e fala sobre a resistência às drogas.

Parceiro do Proerd, o prefeito Padre Gleibson Moreira, destacou a importância do Programa. “Que alegria participar de um momento como este. O Proerd é uma importante ferramenta para a formação das nossas crianças. Um complemento valioso na formação de seres humanos”, enfatizou.

Em suas palavras, a Coronel Alaídes, falou sobre a importância da integração da família, sociedade e Polícia Militar. “Por meio dessa integração, já atendemos mais de 430 mil estudantes em todo o Tocantins. O Proerd é o maior Programa de prevenção em todo o estado. Vamos continuar atuando na construção de uma sociedade melhor. A Polícia Militar agradece a confiabilidade de cada pai e cada mãe, em acreditar no nosso trabalho, em entregar seus filhos nas nossas mãos. Que cada pai e cada mãe seja a maior inspiração para seus filhos, para que no futuro, eles possam ser os nossos sucessores”, destacou a Coronel.

Para finalizar, o Comandante da Companhia Serra Geral, Major Aldo Nery, agradeceu as parcerias do Programa, enfatizando o trabalho da corporação. “Primeiramente agradecemos a Deus por tudo. A Polícia Militar agradece cada parceiro que faz o Proerd acontecer. Agradeço também os nossos militares, que se entregam, que se doam e fazem deste projeto o sucesso que é. Vamos continuar trabalhando com o objetivo de sempre, que é manter nossa sociedade protegida. A sociedade pode contar com a Polícia Militar. Estaremos sempre vigilantes”, finalizou.

O evento contou com apresentações culturais, com a participação de alunos das escolas que integram o Proerd e homenagens.

Proerd

O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática nas redes de ensino público (municipal e estadual), privado e conveniado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. O programa é oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver suas potencialidades, auxiliando na conscientização para o exercício de sua cidadania.