Parceria entre município e UFT oferece formação no combate ao uso de drogas

Na semana internacional de combate às drogas, a Secretaria Municipal da Juventude e Esporte de Dianópolis, por meio do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), em parceria com Centro de Referência Sobre Drogas do Tocantins, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveu dois dias de formação para profissionais governamentais e não governamentais, com foco em políticas públicas de drogas.

O evento aconteceu na sede da Diretoria Regional de Ensino (DRE), em Dianópolis e reuniu representantes dos municípios de Almas, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Novo Jardim e Pindorama.

A formação abordou o estudo das Políticas Públicas de drogas, com integração de competências no desempenho das atividades de cuidado com usuários no contexto escolar, com o objetivo de capacitar e debater estratégias de prevenção do uso e de atenção à estudantes usuários de álcool e outras drogas no contexto escolar.

O evento foi coordenado pela Professora Doutora da UFT, Naíma Worm, que apresentou modelos de controle estatal sobre as drogas, levando os participantes para uma reflexão sobre a aplicação da legislação sobre drogas no Brasil, bem como sobre as políticas públicas destinadas a esse fim.

O prefeito, Padre Gleibson Moreira, prestigiou o evento e falou sobre a importância da formação. “Dianópolis tem buscado fortalecer o trabalho de combate às drogas por meio da Secretaria da Juventude, em parceria com o Conselho. Temos uma importante parceria com o Proerd da Polícia Militar e sabemos que é preciso fazer mais. Essa formação vem de reforçar e contribuir com o trabalho que cada município desenvolve na nossa região”, disse.