A Prefeitura de Dianópolis, entregou na última sexta-feira, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para a comunidade do setor Nova Cidade. O imóvel foi entregue à população e entrará em funcionamento no próximo mês. A obra, construída com recurso de emenda do Deputado Federal, Vicentinho Júnior e contra partida do município, teve investimento de R$ 408 mil.

A solenidade de entrega da UBS Abílio Nepomuceno Wolney Araújo, contou com a presença do prefeito Padre Gleibson Moreira, Deputado Federal, Vicentinho Junior, chefe de gabinete, do Ministério do Turismo, Hercy Filho, vereadores, Clair Sirtoli, Domingos Cirqueira, Manin do Zorra, vereadora Lucinha Ribeiro, prefeitos de Rio da Conceição, Mauro Júnior e de Novo Jardim, Arlindo Cipolatto, secretária municipal de saúde, Juliana Martinez Taffner, ex-prefeito de Dianópolis, Regis Melo e o servidor público, Giovane Araújo, filho do homenageado, Dr. Abílio Nepomuceno Wolney Araújo.

Para o prefeito, a nova UBS faz parte de um projeto de reestruturação da saúde no município. “Estamos buscando o melhor para a comunidade e essa obra é investimento para a melhoria e desenvolvimento da saúde municipal.Pedimos que a comunidade nos ajude a cuidar. Estamos gratos ao Deputado Vicentinho Júnior, que sempre tem se mostrado parceiro do município”, disse o prefeito, informando que até o final de junho, a UBS estará em funcionamento. “Já realizamos a aquisição da mobília e assim que chegar o material, estaremos com as portas abertas para atender a comunidade”, destacou.

O Deputado falou sobre a importância da obra para a comunidade, destacando novos benefícios para o município. “Para um parlamentar não existe sensação melhor, do que entregar uma obra fruto do projeto, da emenda que posicionamos para o município. Dianópolis e o prefeito Padre Gleibson, podem continuar contando com nossa parceria. Breve vamos direcionar outras emendas, para que o município coloque uma ambulância para esta UBS”, enfatizou.

O chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Filho, parabenizou o prefeito pela conclusão da obra, destacando o trabalho do Deputado. “Parabéns ao prefeito, ao Deputado, que sempre se preocupa em destinar emendas para a região. Ficamos felizes em participar de um momento especial como este e aproveitamos para anunciar que o MTur, vai realizar a reforma e revitalização do Balneário Municipal Cachoeira da Luz”, informou.

O evento contou com a participação da comunidade e da Banda Municipal Mestre Bento.

Homenagem

A UBS recebeu o nome do então médico, Abílio Nepomuceno Wolney Araújo, que dedicou parte de sua vida profissional aos atendimentos médicos da população de Dianópolis, sendo destacado por familiares e amigos como um homem honesto, humilde, solidário e amável. “Para nós familiares é motivo de orgulho ter uma obra tão importante com o nome do meu pai. Com certeza foi um homem integro, que se preocupava com o próximo e que fez de sua profissão uma doação a quem necessitasse de cuidados. Nosso muito obrigado ao prefeito, ao deputado, aos vereadores”, disse emocionando, Giovani Araújo.

Obra

A estrutura dispõe de recepção/sala de espera, sala de vacinas, de observação/procedimentos, curativos, nebulização, sala de reuniões, consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico, copa, almoxarifado, sanitários. Na UBS a comunidade receberá acompanhamento de pré-natal, puericultura, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar, exames preventivos, testes rápido, curativos, administração de medicamentos, controle de glicemia, grupo de controle de hipertensão e diabetes, além dos programas do Ministério da Saúde voltados para atendimentos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres, gestantes, planejamento familiar, dentre outros.