Na manhã da última segunda-feira, Prefeitura de Dianópolis e Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Dianópolis, fecharam acordo que vai garantir novo sistema de transporte escolar, que beneficiará além dos alunos, docentes, servidores e comunidade.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, com a presença do diretor do Campus, Pietro Lopes, centro acadêmico, diretoria do grêmio estudantil, assistente social, coordenadores e alunos do IFTO, além da secretária municipal de educação, Rone Lucia Vogado e prefeito Padre Gleibson Moreira.

Na pauta, o prefeito e a secretária apresentaram as dificuldades financeiras do município em continuar arcando com a gratuidade do serviço de forma integral, abrindo diálogo que resultou em uma solução que além de atender os alunos, beneficiará também a comunidade em geral.Na reunião debateram sobre a criação de uma linha de transporte coletivo, que atenderá a demanda do Campus.

Diante da situação, Prefeitura e Instituição de Ensino, acordaram que o município abrirá processo de licitação para que empresas particulares passassem a oferecer o serviço à comunidade em geral, seguindo a atual rota do transporte que atenda a comunidade acadêmica do Instituto Federal. “Temos feito todo esforço para garantir esse transporte, claro que dentro da realidade financeira do município. Muitos não têm condições de arcar com todo o custo, por isso, em acordo com IFTO, vamos enviar o projeto para a Câmara e assim que for aprovado, abriremos a licitação para criação da linha”, disse o prefeito.

O projeto de Lei, será encaminhado à Câmara Municipal para criação de uma Lei Municipal, em conformidade com a Lei Federal nº 12933/2013 que garantirá desconto de 50% no serviço de transporte para estudantes, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

“Queremos cumprir as metas do Plano Municipal de Educação, uma vez que o município tem que incentivar o ensino. Sabemos do. comprometimento financeiro da gestão, porém buscamos alternativa junto ao IFTO e alunos e com esforço de todos, queremos garantir esse transporte, dentro daquilo que está ao alcance do município. O objetivo é fortalecer a rede de ensino, fazendo com que todos tenham acesso à educação”, avaliou a secretária Rone Lúcia Vogado.

Mesmo com o período de recesso, devido as festividades de final de ano, Prefeitura Municipal e IFTO, estarão reunidos para agilizar o processo licitatório, para que a situação seja resolvida antes do início do ano letivo.