Com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais no município, melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, Dianópolis realizou nesta terça-feira, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2017/2020.

O evento é desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), prefeitura de Dianópolis, através da secretaria de Assistência Social, em parceria com as secretarias de Saúde, Esporte e Juventude e Cultura, Organizações não Governamentais e Sociedade Civil.

Durante o Fórum, foram levantadas demandas a partir de Grupos Temáticos para elaboração do Plano Municipal de Ação, com objetivo de diminuir as desigualdades sociais no município.

A juventude esteve presente, através da rede municipal ensino. O prefeito Padre Gleibson Moreira, participou do evento. “Nossas crianças e adolescentes precisam ser protagonistas de suas histórias. A prefeitura está sempre apoiando iniciativas que valorizam os direitos de cada um deles. O Selo Unicef, nos fortalece e nos dá garantias da valorização e aplicação destes direitos”, destacou o prefeito.

A secretária de assistência social, Rivana Dantas Marinho, falou sobre a importância do Fórum e destacou a participação da comunidade. “Precisamos de união, sociedade civil organizada, poder público e autoridades, todos unidos com o objetivo de promover e melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes”, frisou.

O evento aconteceu no auditório do Colégio João D’Abreu, contou com participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Luana Rodrigues de Moura, da articuladora do I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, Lessa Bartolomeu Silva, e também os vereadores, Laerte Ferreira e Domingos Cerqueira, além do diretor regional da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Ademildes José da Mata, secretários municipais, gestores de escolas, coordenadores, alunos, movimentos sociais, e comunidade.

Essa edição, o Selo UNICEF Município aprovado, traz o lema: “Eu e Meu Município Crescendo Juntos”. O evento contou com apresentações culturais da rede municipal de ensino, com dança junina e uma apresentação do “cangaço”, evidenciando a dificuldade vivida na região do semiárido brasileiro.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.