Na manhã desta quinta-feira, estudantes da rede municipal de ensino, receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) da Polícia Militar, em parceria com a prefeitura de Dianópolis. A solenidade de formatura, aconteceu na Escola Municipal Santa Luzia, reunindo mais de 200 alunos das escolas municipais.

A solenidade contou com a presença da Coordenadora Estadual do PROERD, Tenente Coronel, Alaídes Pereira Machado, Comandante da 2º Companhia Independente da Polícia Militar, Major Deniury Cavalcante, Prefeito Padre Gleibson Moreira, Secretária Municipal de Educação, Rone Lúcia Vogado, Secretária Municipal de Assistência Social, Rivana Marinho, Diretor Regional de Ensino, Ademildes José da Mata, Subtenente do Corpo de Bombeiros, Silvio Silveira, instrutores do Programa, diretores, coordenadores, professores das escolas municipais e os pais de alunos/formandos.

O PROERD inclui a orientação de alunos do ensino fundamental, em ambiente escolar, com objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e familiares sobre a prevenção ao uso de drogas e propagação de violência. “Mais uma formatura, onde nos orgulhamos em dizer que a Polícia Militar é parceira da sociedade, da escola, da comunidade. Formar cidadãos conscientes e responsáveis é dever de todos e a Polícia Militar agrade aos parceiros que abraçam esse projeto que a cada ano, contribui com a formação de crianças e adolescentes que brevemente serão futuros policiais, professores, autoridade. Nosso objetivo é sempre manter essas crianças longe das drogas, mostrando para elas os perigos e o mal que a droga traz para a vida”, alertou o comandante da 2º CIPM, Major Cavalcante.

O prefeito Padre Gleibson Moreira, destacou a importância do programa, ressaltando a parceria com a Polícia Militar. “Nosso muito obrigada a Polícia Militar. Uma parceria que é sempre de muito orgulho para o nosso município. Parabenizar cada aluno, cada instrutor, cada professor, por sua dedicação e compromisso com a educação destes futuros profissionais. Essa parceria será continua e daqui a pouco formaremos outros alunos e outras turmas”, frisou.

A Coordenadora Estadual do PROERD, Tenente Coronel, Alaídes Pereira Machado, agradeceu a confiança dos pais à Polícia Militar, destacando a importância do PROERD. “Aos pais, nosso agradecimento, por acreditar na Polícia Militar. O Proerd representa muito para a sociedade, para estas crianças. E é através de parcerias com o poder público, com a família, com a comunidade que podemos ir além. A Polícia Militar é essa união de forças. Nosso muito obrigado e parabéns aos formandos”, destacou.

Luz, Câmera, Ação...

A solenidade contou com apresentações culturais dos alunos da rede municipal, homenagens dos formandos aos instrutores, além de entrega de premiação aos alunos “destaque”, com as melhores redações com a temática sobre as drogas.

A aluna, Ana Clara Sousa Oliveira, do 5º ano A, da Escola Municipal Santa Luzia, concorreu com a redação “Um mundo sem drogas”, e conquistou o primeiro lugar, recebendo prêmio das mãos do prefeito, Padre Gleibson Moreira.

Hoje é dia de: PROERD!

O momento mais esperado pelos alunos, foi a chegada do Leão Daren, o mascote do PROERD, que está a postos para fornecer a força e a coragem necessária para que a escolha certa seja sempre resistir as drogas e a violência.

SOBRE O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) representa uma adaptação da iniciativa norte-americana Drug Abuse Resistence Education (DARE). Em 1992, foi implantado no Rio de Janeiro e, hoje, é desenvolvido em todo o Brasil, numa ação conjunta entre Policia Militar, ede pública de escolas, poder público municipal e famílias.