Professores da rede municipal de ensino, participam durante essa quinta-feira, do Seminário PNAIC, que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estados e Municípios.

Com a temática: “Integrando Saberes na Perspectiva da Formação Humana”, professores, secretaria municipal de educação, prefeitura e coordenação regional do PNAIC, debatem as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

O evento contou com apresentação cultural, palestras voltadas a alfabetização e as metas do PNAIC. A Secretária Municipal de Educação, Rone Lúcia Vogado, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela rede municipal, destacando a valorização dos profissionais. “Além de ser profissional da rede municipal de ensino, sou mãe de aluno que estuda na rede. E posso afirmar que, meu filho tem um ensino de qualidade. Isso demonstra o zelo, a preocupação, dedicação, comprometimento e profissionalismo dos profissionais que diariamente contribuem para desenvolver a educação municipal em nossa cidade”, disse.

O prefeito Padre Gleibson Moreira, também destacou a importância e dedicação dos profissionais da educação municipal. “Sabemos dos desafios, mas somos gratos a cada profissional que diariamente se dedica ao papel de ensinar. É preciso que os pais reconheçam a importância de sua presença neste processo de alfabetização. A união só nos levará às grandes conquistas”, destacou.

O Seminário aconteceu no auditório do Colégio João D’Abreu, visando apresentar as práticas dos professores alfabetizadores, objetivando formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização, garantindo que a maioria dos alunos desenvolvam as competências relacionadas à leitura, à escrita e à resolução de problemas em todas as áreas do conhecimento. Além disso, o evento oferece suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam concretizar os direitos de aprendizagem dos alunos.